:: Ouve Israel

Ouve Israel

OUVIRDEUS!
“Ouve, Israel!O Senhor Deus é o único Senhor!
Portanto amarás o Senhor teu Deus
Com todo o teu coração
Com toda a tua alma
Com toda as tuas forças” (Dt 6,4-5)

Este é o Shema Israel, o maior e o primeiro de todos os mandamentos dado por Deus, através de Moisés, ao povo de Israel, para que viva plenamente, na terra que o povo vai receber de Deus, após a longa caminhada da escravidão para a liberdade.
A Palavra de Deus é a orientação básica para que Israel viva como um povo livre e feliz na terra que Deus lhe dará. A Palavra de Deus é a orientação de toda a vida e da liberdade na nova terra.

Esta, também é a ideia básica que a Igreja nos apresenta neste mês temático da setembro, como o mês da Bíblia.

Viver a Palavra de Deus é a condição básica para permanecer como povo livre, na terra da liberdade.

O israelita devia ter sempre a consciência viva de que a Palavra de Deus vivida pela pessoa toda:com todo o teu coração(a dimensão de amor, das emoções),de toda a tua alma (a vida espiritual) e de todas as tuas forças( sob todas as dimensões físicas e racionais).

Como dizia São Bento: “nada se anteponha a Cristo!”. Ele deve ser sempre o centro de nossa vida.
Em nossa paróquia, dois acontecimentos já estão em andamento e a Palavra de Deus pode lançar luz sobre eles.

Primeiro, já estamos em pleno andamento das Santas Missões Populares. Neste aspecto, você já deixou que a Palavra de Deus toque o seu coração, a sua alma e todas suas forças?. Deus, pela sua Palavra nos chama para um m momento novo, um jeito novo, renovado de ser Igreja. A palavra de Deus, ou Deus mesmo, está pedindo algo mais. Nossas pastorais precisam de um “chacoalhão”, precisam se renovar. Muitas delas estão “deitadas em berço esplêndido”. Como nos interpela o Papa Francisco, vamos sair de nosso conforto. De nosso:”sempre foi assim!” Deixemos que o Espírito da Palavra de Deus renove nossa vida Paroquial. O que vamos deixar para nossos filhos: uma Igreja de pedras bonitas, mas sem nenhum atrativo?

E como cidadãos brasileiros vamos deixar que o momento que vivemos nos deixeparalisados e raivosos? E ainda mais, criticamos o erro dos outros, mas,muitos de nós, continuamos fazendo a mesma coisa dos que criticamos? Ouve,Israel: escutemos Deus nos interpelando, como nunca, para que a mudança comeceem nosso íntimo!
Outro gesto para o mês de outubro: seja mais um voluntário na festa portuguesa.Não espere ser convidado; ofereça-se. Descubra a alegria de fazer algo pela sua paróquia que tanto lhe dá. Engaje-se! Queira trabalhar. Doe-se.Alegre-se de ser companheiro, fraterno, servidor. Acho bem melhor do que ficar espalhando raiva por aí a partir de nossos noticiários nem sempre sinceros.

“Ouve, Israel, que Deus esteja em primeiro lugar e amemo-nos de todo nosso coração e de toda a nossa alma e de todas as nossas forças”.
Shema, Israel!

Pe, Fernando Rizzardo - sds