Diácono Francisco Terra

Eu, Francisco Terra de Aguirra, fui ordenado Diácono permanente dia 9 de dezembro de 1990, recebendo o 1º grau do sacramento da ordem pela imposição das mãos do saudoso Dom Roberto Pinarello de Almeida, então bispo da Diocese de Jundiaí na época, em solene concelebração eucarística realizada no Ginásio Dr. Nicolino de Lucas(Bolão). Nesta celebração foram ordenados dois presbíteros e onze diáconos. Até esta data já havia passado 17 longos anos de espera e preparação, tendo despertado em mim a vocação diaconal após o término do primeiro curso de teologia para leigos realizado na diocese, no tempo dos saudosos Dom Gabriel , Bispo Diocesano e Monsenhor Hamilton Bianchi, responsável pelo curso teológico. Já desde a minha infância e educado cristãmente pelos meus pais, e como “coroinha” na Catedral, na época Matriz Nossa Senhora do Desterro, e congregado mariano, fui insentivado pelo saudoso Monsenhor Dr. Artur Ricci, a ir para o seminário na década de 50 onde fiquei um ano em Aparecida do Norte e um ano em São Roque, ambas em seminários de padres seculares.

Saindo do seminário por motivo de falecimento de meu pai e dificuldade familiar, sendo minha mãe já idosa e doente, continuei firme na minha vivência cristã.

Casei-me em 1963 com Ercília Trevisan, tivemos 5 filhos e continuamos felizes em nossa vida matrimonial. Com minha ordenação diaconal, vivendo dupla sacramentalidade: matrimônio e ordem, minha esposa é para mim um apoio e incentivo, pois participou comigo todo o tempo nas aulas da Escola Diaconal.
Com minha ordenação de Diácono permanente fui incardinado na Diocese de Jundiaí e provisionado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Vila Arens onde permaneço até hoje.
Trabalhando como Ministro Sagrado no Reino de Deus com a ajuda da Virgem Maria, procuro o máximo possível para anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

Na minha paróquia, celebro a palavra de Deus, os sacramentos do batismo e do matrimônio; acompanho diversas pastorais como Assessor Eclesiástico em reuniões e retiros; celebrando ainda Horas Santas, Bênçãos do Santíssimo e Sacramentais, entre eles as exéquias funerais. Rezo diariamente a liturgia das horas; dou expediente na secretaria paroquial atendendo o povo de Deus no que concerne ao meu Ministério Diaconal.

Fora da minha paróquia exerci algumas atividades de âmbito diocesano, como representante do Clero Região I no Conselho Diocesano de Pastoral, C.D.P.; Diretor Espiritual do E.C.C. Encontro de Casais com Cristo 2ª Etapa. Pertenci à 1ª Diretoria da Comissão Diocesana de Diáconos. Tive a graça de participar do 1º Encontro Nacional dos Diáconos realizado de 4 a 10/07/1993 em Belo Horizonte-MG. Nos primeiros anos de minha ordenação, como eram poucos os diáconos, além do trabalho em minha paróquia, ajudei em outras paróquias da diocese, celebrando a palavra de Deus, batismos e matrimônios, em Várzea, Campo Limpo, Cajamar, Itupeva, Jundiaí-Mirim e Catedral, sempre conciliando, com as graças de Deus, a minha vida diaconal e familiar.

Procuro ainda com as graças de Deus e ajuda da Virgem Maria, após 15 anos da minha ordenação, continuar com esmero exercendo a diaconia da palavra, da liturgia e da caridade, seguindo Jesus Cristo que veio para servir e não para ser servido (Mt 20,28) e lembrando sempre das palavras de Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra! ” (Lc 1,28).