Padre Itamar Roque de Moura

Pe.Itamar nasceu aos 04 de agosto de 1962, em Cesário Lange-SP. É o segundo filho do casal Ernesto Paes de Moura e Elza Foltran de Moura. Cursou o Ensino Fundamental na Escola Profº. Rozendo Duarte Lobo e o Ensino Médio na Escola Vereador EgildoPaschoalucci, em Pereiras-SP e, enquanto estudava, trabalhou como Jardineiro, Engraxate, Balconista e Auxiliar de Escritório. Em uma família religiosa, Pe.Itamar aprendeu o valor dos Sacramentos e do envolvimento na Igreja. Neste ambiente foi que ele descobriu sua

vocação e conheceu os Salvatorianos do INSA-Instituto Nª.Sª.Aparecida, em Conchas-SP. Em 1983, com 20 anos de idade, ingressou na caminhada formativa Salvatoriana para a sua primeira experiência no Noviciado, em Várzea Paulista- SP, tendo como Mestre de Noviços o Pe.ArnoBoesing. Fez a Primeira Profissão Religiosa na Sociedade do Divino Salvador no dia 12 de fevereiro de 1984, em Videira-SC. De 1984 a 1985 fez o curso de Filosofia interno no IPJ-Instituto Padre Jordan, na Vila Guarani, e concluiu o curso de Administração de Empresas na Faculdade Tabajara, em São Paulo-SP. De 1986 a 1990 fez o curso de Teologia no ITESP, em São Paulo-SP, sendo que durante o ano de 1987 fez seu período de Estágio em Logroño, na Espanha. Pe.Itamar fez a Profissão Religiosa Definitiva no dia 11 de fevereiro de 1990. Foi Ordenado Diácono no dia 29 de abril de 1990, na Paróquia Nª.Sª.Aparecida de Moema, em São Paulo-SP, pela imposição das mãos de Dom Mário Teixeira Gurgel. Com o lema “Eu te constituí Profeta para as nações” (Jr 1,5), foi Ordenado Presbítero no dia 08 de dezembro de 1990, às 09h00, na Paróquia Nª.Sª.da Imaculada Conceição, em Pereiras-SP, pela imposição das mãos de Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo Metropolitano de Botucatu-SP.

Como Religioso-Sacerdote Salvatoriano, Pe.Itamar atuou em diversos apostolados na Província Salvatoriana Brasileira: 10/12/1990 - 02/07/1991: Responsável pelo Ensino Religioso no Colégio Divino Salvador de Jundiaí-SP e Administrador no Setor São José da Paróquia Nª.Sª. da Piedade, em Várzea Paulista-SP; 08/09/1991-01/12/1992: Formador no Instituto Mãe do Salvador, em Fortaleza-CE; 01/12/1992 a 01/12/2001: Secretário e Conselheiro Provincial, assumindo outras funções ao longo deste período: Formador no IPJ-Instituto Padre Jordan, na Vila Guarani, e Responsável pela Área Pastoral em Americanópolis, em São Paulo-SP, Vigário Paroquial em Várzea Paulista-SP, Pároco na Paróquia Divino Salvador, em Campinas-SP, Pároco na Paróquia São Bento, em São Paulo-SP, Animador Vocacional da Região Sudeste; 01/12/2001 a 01/12/2003: Formador no Instituto Padre Jordan, na Vila Guarani, Vigário Paroquial na Paróquia Nª.Sª.Aparecida e Auxiliar do Diretor do Colégio Moema, em São Paulo- SP; 01/01/2004 a 31/01/2006: Diretor do Colégio Divino Salvador, em Itu-SP. De 2006 a 2010, o Pe.Itamar foi Formador do Propedêutico no ISJ-Instituto São José, Coordenador do Serviço de Animação Vocacional Salvatoriano (SAVS), Tesoureiro da Comunidade Local, Vigário Paroquial na Paróquia Nª.Sª.de Lourdes, em Várzea Paulista-SP, Membro da Comissão Provincial de Formação Inicial e do Apostolado Salvatoriano. Fez parte dos Projetos Formação inicial e Promoção Vocacional da CIS-ColaboraçãoInterSalvatoriana. Em 2011 foi transferido para ser o Formador no IMS-Instituto Mãe do Salvador e Vigário Paroquial na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, em Fortaleza-CE. Em outubro de 2013 assumiu como Secretário Provincial e Conselheiro para o triênio de 2014-2016 e em fevereiro de 2014 como Formador no IDA-Instituto Doze Apóstolos, em São Paulo-SP. A partir de meados de fevereiro 2015, foi transferido para Conchas-SP, onde assumiu a função de Administrador da Casa de Encontros e Retiros Nª.Sª.Aparecida e de Vigário Paroquial no Santuário do Senhor Bom Jesus. Atualmente, o Pe.Itamar faz parte da Comissão Provincial de Formação Permanente e, em alguns dias da semana, está em São Paulo para os trabalhos na Secretaria Provincial e em outros dias em Conchas-SP.

O Pe.Itamar estará celebrando o seu Jubileu de Ordenação Presbiteral na Celebração Eucarística do dia 05/12/2015, às 19h00, no Santuário do Senhor Bom Jesus, em Conchas-SP, e na Celebração Eucarística do dia 08/12/2015, às 09h00, na Paróquia Imaculada Conceição, em Pereiras-SP.